Economia

Comissão aprova inclusão da festa do vinho Goethe no calendário turístico oficial

04/05/2015 - 21:34  

Reprodução/TV Câmara
Alex Manente
Alex Manente: medida vai estimular comércio, turismo e serviços no sul de Santa Catarina.

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (28) o projeto (PL 360/15) do deputado Edinho Bez (PMDB-SC) que inclui a festa do vinho Goethe (SC) no calendário turístico oficial do País. O evento ocorre na primeira quinzena de julho, no distrito de Azambuja, município de Pedras Grandes.

O autor explica que a festa catarinense é promovida por descendentes de italianos, visando a fortalecer a herança cultural. Um dos pontos altos da festa é a degustação e o concurso do vinho Goethe, próprio dessa região, denominada Vales da Uva Goethe, área de 460 km² cuja produção supera as 400 toneladas anuais.

O vinho da uva Goethe recebeu em 2011 o registro de Indicação de Procedência (IP) e tornou-se o primeiro produto a receber Indicação Geográfica (IG) de Santa Catarina, conforme os padrões adotados pelo Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (INPI).

Favorável ao projeto, o relator, deputado Alex Manente (PPS-SP), acredita que, além de colaborar para o resgate e a valorização da imigração italiana, a medida serve de estímulo para o comércio, o turismo e os serviços na cidade de Pedras Grandes e em toda a região sul de Santa Catarina.

Tramitação
O projeto ainda será analisado de forma conclusiva pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.