Economia

Visita ao Congresso recebe nota máxima em guia internacional de turismo

31/03/2015 - 19:50  

Luis Macedo
Congresso Nacional Câmara dos Deputados Fachada
A visita ao Congresso Nacional tem duração de 50 minutos e ocorre todos os dias da semana.

O Guia Michelin, tradicional publicação que seleciona restaurantes e hotéis em diversas regiões do mundo, concedeu três estrelas - a maior classificação - para o programa de visitação do Congresso Nacional, na categoria "Atrações turísticas - Lugares para ver e o que fazer".

Guia internacional de referência em turismo, o Michelin faz as visitas aos estabelecimentos anonimamente para classificá-los com uma, duas ou três estrelas.

O programa recomendado é realizado em conjunto pelas equipes de Relações Públicas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, diariamente, das 8h30 às 17h30. A visita, com duração aproximada de 50 minutos, tem início a cada meia hora, no Salão Negro (acesso pela Chapelaria, de segunda a sexta-feira, e pela rampa principal do Palácio do Congresso Nacional, nos finais de semana e feriados).

Orientado por conceitos que vão além do turismo, o programa prioriza a educação para a cidadania, ao transmitir informações sobre a história política do Brasil, o processo de elaboração das leis e o patrimônio artístico e arquitetônico que integra os edifícios do Congresso Nacional.

Em visitas guiadas, o público tem acesso aos principais espaços do Congresso. A culminância do passeio é a chegada aos plenários das duas Casas, onde deputados e senadores discutem e votam os projetos de lei.

Nos salões e corredores da Câmara, estão esculturas, quadros, painéis e outras criações de artistas como Di Cavalcanti, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti e Oscar Niemeyer, obras integrantes do acervo permanente da Casa.

Nos diversos espaços e no Gabinete de Arte da Presidência, são promovidas exposições de artistas plásticos contemporâneos de várias regiões do Brasil, selecionados por edital público.

Da Redação - NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.