Economia

Comissão rejeita projeto que que institui feriado de carnaval em lei e com data fixa

30/10/2014 - 12:36   •   Atualizado em 03/11/2014 - 10:46

Tv Câmara
Dep. Guilherme Campos (PSD-SP)
Campos: feriado seria retrocesso em lei para cidados que não tem o carnaval como fonte turística.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio rejeitou, na quarta-feira (29), proposta que fixa em lei a data do feriado de carnaval. Atualmente, o carnaval é um feriado móvel, que ocorre 40 dias antes da Páscoa, e a folga é adotada por tradição, sem estar prevista em lei.

Conforme o Projeto de Lei 1503/11, do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ), o Carnaval passaria a ser comemorado sempre na primeira terça-feira de março, separado do calendário religiosa.

Autor do relatório que recomenda a rejeição do projeto, o deputado Guilherme Campos (PSD-SP) sustenta que a definição do feriado em lei seria um “retrocesso econômico” para cidades que não tem o carnaval como fonte turística.

“O Brasil já possui muitos dias livres de obrigação laboral-produtiva, redundando na queda da produção, do consumo, do nível de emprego, da arrecadação, o que configura prejuízo para a economia”, acrescentou.

Atualmente, são sete os feriados nacionais discriminados na Lei 662/49, quais sejam: 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro, quando só são permitidas atividades privadas e administrativas absolutamente indispensáveis.

Tramitação
Como recebeu pareceres divergentes (a favor e contra), o PL 1503/11 perdeu o caráter conclusivo e seguirá para o Plenário, após ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O parecer a favor foi aprovado em novembro de 2012 na então Comissão de Educação e Cultura, hoje desmembrada em Comissão de Educação e Comissão de Cultura.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1503/2011

Íntegra da proposta