Economia

Comissão aprova uso de dinheiro de fundo de turismo para capacitar profissionais do setor

A proposta ainda precisa ser analisada por duas comissões, antes de seguir para o Plenário.

06/12/2013 - 11:24  

Alexandra Martins
Dep. Valadares Filho
Valadares Filho: destinar recursos para qualificar mão de obra vai beneficiar as regiões que vivem do turismo.

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (4) o uso de recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para financiar atividades de formação e capacitação dos profissionais do setor. A medida está prevista no Projeto de Lei 7339/10, do deputado Fábio Faria (PSD-RN).

Atualmente, de acordo com a lei que regulamenta o fundo (11.771/08), essas verbas são usadas para custear projetos e empreendimentos reconhecidos pelo Ministério do Turismo como de interesse turístico, os quais deverão estar abrangidos nos objetivos da Política Nacional de Turismo.

O relator, deputado Valadares Filho (PSB-SE), defendeu a aprovação do texto. “Ao considerarmos o peso social, cultural e econômico que a atividade turística tem para o desenvolvimento sustentável de regiões específicas do Brasil, concluímos que o aporte de recursos pelo Fungetur pode contribuir para minimizar a carência de mão de obra qualificada nesses destinos turísticos”, argumentou.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7339/2010

Íntegra da proposta