Economia

Seguridade aprova distribuição obrigatória de preservativos em hotéis

De acordo com o texto aprovado, os hotéis também terão que distribuir folhetos educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis.

23/09/2013 - 16:05  

Beto Oliveira
Saraiva Felipe
Para o relator do projeto, Saraiva Felipe, proposta é de fácil execução.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou no último dia 18 o Projeto de Lei 1272/11, do Senado, que obriga hotéis, motéis, pousadas, pensões e estabelecimentos similares a fornecer a seus clientes, gratuitamente, preservativos e folhetos educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A proposta foi aprovada com uma emenda acolhida anteriormente na Comissão de Turismo e Desporto para determinar que preservativos e folhetos educativos fiquem à disposição dos hóspedes no balcão ou na cabine de recepção dos estabelecimentos. O texto original do projeto não define o local onde os objetos seriam disponibilizados. O objetivo da emenda é não causar embaraços na presença de menores ou famílias, idosos ou religiosos.

O relator na Comissão de Seguridade foi o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), que recomendou a aprovação da matéria. “A proposta introduz um mecanismo simples e de fácil execução para a promoção da saúde sexual da população brasileira”, observou.

A proposta determina ainda que os estabelecimentos deverão fornecer, no mínimo, um preservativo por casal, que poderá optar por modelos masculinos ou femininos. Já a forma e o conteúdo dos folhetos educativos serão definidos em regulamento.

O descumprimento das normas configurará infração à legislação sanitária federal e poderá provocar, em último caso, o cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento, além de multa.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será ainda analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Janary Júnior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1272/2011

Íntegra da proposta