Economia

Agentes de trânsito pedem qualificação profissional para Copa de 2014

27/08/2013 - 19:42  

Alexandra Martins / Câmara dos Deputados
Audiência Pública para discutir sobre a disponibilidade e utilização dos agentes de trânsito na força-tarefa que será utilizada na Copa do Mundo 2014. Representante dos Sindicato dos Servidores de Trânsito - SINDETRAN-DF, Arthur Magalhães Arthur Magalhães
Arthur Magalhães: a organização que se vê para construir estádios, atender turista, não é o mesmo para o profissional de trânsito.

Representantes sindicais de agentes de trânsito de quatro estados se reuniram com deputados da Comissão de Turismo e Desporto, nesta terça-feira (27), para pedir qualificação profissional para a Copa de 2014.

A categoria reclamou que não recebe curso de idiomas para atender aos turistas estrangeiros. Além disso, os agentes alegaram que a falta de integração com as forças de segurança prejudica a atuação em caso de manifestações e ataques terroristas.

O representante do Sindicato dos Servidores de Trânsito do Detran do Distrito Federal, Arthur Magalhães, afirmou que esses profissionais estão despreparados para receber o Mundial do ano que vem. "Infelizmente, o nível de organização que se vê para a construção de estádios, para a preocupação com o turista, não é o mesmo quando se fala do profissional de trânsito. Daí a nossa presença hoje na Câmara dos Deputados, na Comissão de Turismo e Desporto, para buscar a valorização do profissional com cursos como os de línguas, de defesa pessoal."

Na mesma linha, o presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Valadares Filho (PSB-SE), destacou que a qualificação dos agentes de trânsito pode se tornar um dos legados da Copa. "Que a gente tenha a possibilidade de, por meio desses eventos e e da melhor qualificação, valorizar ainda mais o trabalho que eles fazem à sociedade no dia a dia, para que a gente possa deixar um legado. A Copa do Mundo vai passar, mas os agentes de trânsito vão continuar fazendo o trabalho para o povo brasileiro, e eles precisam de condições para isso."

Regulamentação da carreira
Durante a audiência pública, os representantes sindicais defenderam a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC 55/11) que regulamenta a carreira de agente de trânsito e de projeto de lei (PL 7410/10) que inclui a categoria entre os beneficiários da bolsa-formação oferecida pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, do Ministério da Justiça.

Da Redação – Regina Céli Assumpção
Colaboração - Ricardo Viula

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7410/2010

Íntegra da proposta