Economia

Ministro garante que não haverá diárias abusivas na Copa das Confederações

21/02/2013 - 13:26  

Rodolfo Stuckert
Visita do Ministro do Turismo, Gastão Vieira ao Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves para debater um projeto de lei pertinente a pasta do Turismo.
Gastão Vieira e Henrique Eduardo Alves: ministro comemorou aprovação de MP que desonera folha de pagamentos.

Deputado licenciado pelo PMDB do Maranhão, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, fez nesta quinta-feira (21) uma visita de cortesia ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. Em entrevista após o encontro, o ministro garantiu que as diárias abusivas nos hotéis não vão se repetir nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, que começa em junho.

Durante a conferência ambiental da ONU, Rio+20, no ano passado, esse abuso nas diárias dos hotéis cariocas foi alvo de críticas internacionais e de audiências públicas na Câmara. Segundo Gastão Vieira, a pressão funcionou e serviu de alerta.

"Preços abusivos, definitivamente não. A partir de agora, vamos controlar o valor das diárias conjuntamente: tanto o governo e o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, quanto o setor privado, os proprietários dos hotéis e as entidades que representam o setor hoteleiro. Acho que vamos chegar a um entendimento tão bom quanto o que tivemos durante a Rio+20".

Já foram realizadas reuniões entre a Embratur e o setor hoteleiro em São Paulo e Brasília. Segundo o ministro, o controle está sendo feito por meio de acompanhamento das diárias. Ele acredita que o clima de diálogo evite qualquer possibilidade de punição ou de intervenção no setor.

Desoneração
No encontro com o presidente da Câmara, o ministro agradeceu pela aprovação da Medida Provisória 582/12, ocorrida ontem. A MP desonera a folha de pagamento de vários setores da economia, beneficiando, inclusive, o setor de turismo.

Vieira pediu também empenho da Câmara para a rápida aprovação da MP 601/12, que estende essas desonerações para os setores de construção civil e varejista.

Comissão de Turismo
O ministro comentou ainda sobre a possibilidade de criação de uma comissão permanente na Câmara para analisar projetos de lei específicos da área de turismo. O novo colegiado surgiria do desmembramento da atual Comissão de Turismo e Desporto.

"Creio que essa separação fortalece o setor, que ganha uma comissão própria”, afirmou. “É sempre bom que se tenha uma comissão permanente em setores que tenham um futuro importante no País".

A criação de novas comissões permanentes deve ser discutida na próxima terça-feira (26) pela Mesa Diretora da Câmara.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.