Economia

Turismo vai debater projeto de píer no Rio de Janeiro

13/12/2012 - 08:41  

A Comissão de Turismo e Desporto promove debate hoje, às 9h30, sobre as obras na região portuária do Rio de Janeiro. O deputado Otavio Leite, que sugeriu a audiência pública, quer discutir o projeto de um píer em Y que a Companhia Docas pretende construir na cidade.

Segundo reportagens publicadas na imprensa, o píer, destinado a navios turísticos, pode impedir a visão do Mosteiro de São Bento – o que seria proibido, por se tratar de um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Inicialmente, a Companhia Docas pretendia inaugurar o píer para a Copa do Mundo de 2014, já que os navios vão ser uma opção de hospedagem durante o evento. Mas o projeto acabou sendo alvo de brigas judiciais — uma das empresas que perdeu a licitação contestou o resultado — e também de questionamentos do Tribunal de Contas da União, que considerou o valor orçado muito alto (R$ 250 milhões). Os problemas adiaram o início das obras, que estão previstas para começar em 2013.

Foram convidados para o debate:
- o subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais, José de Andrade Leandro;
- o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jorge Mello;
- o diretor de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, Alberto Gomes Silva; e
- o presidente substituto e diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Andrey Rosenthal Schlee.

A audiência será realizada no Plenário 3 e foi sugerida pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ).

Da Redação/DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.