Economia

Projeto disciplina funcionamento de buggy de turismo

16/08/2012 - 12:37  

Luiz Alves
José Guimarães
Guimarães: os passeios de buggy ensejam a criação de instrumentos que assegurem normas de segurança.

A Câmara analisa proposta que disciplina o funcionamento dos serviços de passeios turísticos conhecidos como “buggy turismo”. O Projeto de Lei (PL 3535/12), do deputado José Guimarães (PT-CE), estabelece regras para padronizar a qualidade dos serviços prestados e viabilizar a fiscalização pelo Poder Público.

A proposta estabelece que caberá ao Ministério do Turismo expedir permissão formalizada para a exploração do buggy de turismo, após a realização de procedimento licitatório específico. Também caberá ao ministério regulamentar toda a atividade; realizar cursos, seminários e eventos para capacitação dos bugueiros e atualização e aperfeiçoamento da atividade; credenciar veículos; definir áreas geográficas territoriais onde será desenvolvido o serviço de buggy de turismo; entre outros.

Já o Conselho Nacional de Transito (Contran) deverá regulamentar o processo de emplacamento do veículo; exigir a presença de equipamentos nos veículos e pintura padronizada, além de outros requisitos estabelecidos pela legislação de trânsito.

O projeto traz ainda regras a relação de direitos e deveres dos permissionários do serviço de buggy e penalidades para o caso de descumprimento das normas.

“A realização de passeios de automóveis do tipo buggy nas praias, dunas, lagoas e sítios de valor histórico e cultural ensejam a criação de instrumentos que assegurem normas de segurança, proteção do meio ambiente e do patrimônio turístico e paisagístico, bem como medidas que evitem acidentes e o desrespeito aos direitos de consumidor dos usuários do ‘buggy turismo’”, argumenta o parlamentar.

Tramitação
A proposta, sujeita a apreciação em caráter conclusivo, ainda será distribuída às comissões temáticas.

Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta