Cidades e transportes

Obrigação de curso de direção defensiva pode acabar

27/09/2006 - 15:52  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7325/06, do Senado Federal, que acaba com a exigência de curso de direção defensiva e de primeiros socorros para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias A e B. Só serão dispensados desses cursos, no entanto, os motoristas que não tiverem sofrido suspensão do direito de dirigir ou cassação da habilitação desde a última renovação ou que não estejam com o exame de aptidão física e mental vencido por período superior a cinco anos.
Segundo o autor da proposta, senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), o novo Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97) é uma das grandes conquistas do ordenamento legal do País, pois vem paulatinamente elevando as condições de segurança nas vias urbanas e rodovias. Para ele, entre as mais importantes medidas adotadas nesse sentido, encontram-se os requisitos impostos no processo de habilitação dos condutores, que passaram a incluir a participação em cursos de direção defensiva e de primeiros socorros.

Exigência excessiva
Esses cursos foram tornados obrigatórios em três situações: para obter a primeira habilitação; nos casos de condutores contratados por empresas que operam frotas e por ocasião da renovação da carteira de motorista para aqueles que nunca tenham freqüentado tais cursos.
Na sua avaliação, apesar de essa exigência ser justa, necessária e razoável quando se trata da primeira habilitação e de motoristas que conduzem pessoas e cargas em empresas frotistas, ela parece excessiva no caso de condutores que, tendo sido habilitados nos termos da legislação anterior, venham a postular a mera renovação de seu direito de dirigir.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
CCJ aprova suspensão de curso obrigatório para motoristas

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7325/2006

Íntegra da proposta