Cidades e transportes

Comissão de Transportes aprova obrigatoriedade de extintores em túneis

23/11/2018 - 11:44  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Reunião para discussão de temas e caminhos relacionados a frente parlamentar, a engenharia e o desenvolvimento nacional de 2018. Dep. Ronaldo Lessa (PDT - AL)
Segundo Lessa, as câmeras vão evitar furtos dos extintores de incêndio

A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que torna obrigatória a instalação de extintores de incêndio em túneis com mais de 200 metros de comprimento. Quando a extensão do túnel ultrapassar 1.000 metros, também deverão ser instaladas câmeras de monitoramento.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL), ao Projeto de Lei 8418/17, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB). Detalhes relativos a quantidade, localização e tipos de extintores serão regulamentados posteriormente pelas autoridades estaduais competentes.

O projeto original previa apenas a obrigatoriedade de instalação de extintores de incêndio, mas o relator decidiu incluir na proposta a previsão de instalação de sistema de circuito interno de TV quando a extensão do túnel ultrapassar um quilômetro.

Segundo Lessa, as câmeras serão usadas para monitorar a via e, principalmente, para evitar furtos dos extintores de incêndio.

Ele cita uma instrução normativa do o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo que aponta para a necessidade de se manter extintores em túneis com mais de 200 metros. A recomendação também consta em norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“A experiência do estado paulista fortalece a necessidade de uma legislação federal que cuide da obrigatoriedade de instalação dos extintores de incêndios nos túneis de transporte rodoviário”, avalia Lessa.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será ainda analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8418/2017

Íntegra da proposta