Cidades e transportes

Comissão mista pode votar hoje MP que cria Fundo de Desenvolvimento Ferroviário

14/11/2018 - 09:40  

Beth Santos - Secretaria-Geral da Presidência da República
Transporte - trens  - ferrovias trilhos
O Ministério dos Transportes explica que a intenção é aumentar a participação do modal ferroviário na matriz de transportes nacional

A comissão mista que analisa a medida provisória (MP) 845/18, que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário (FNDF), reúne-se hoje para analisar o relatório do deputado Lúcio Vale (PR-PA). A votação do parecer estava prevista para esta terça-feira (13), mas foi adiada.

O fundo funcionará por cinco anos, contados a partir de 20 julho deste ano – data de publicação da MP – e terá como objetivo ampliar a capacidade logística do Sistema Ferroviário Nacional.

O FNDF será composto por recursos do Orçamento da União, por doações e por outras fontes, tais como o montante arrecadado com a outorga da subconcessão da Estrada de Ferro (EF) 151 – conhecida como Ferrovia Norte-Sul –, no trecho entre Porto Nacional, em Tocantins, e Estrela D’Oeste, em São Paulo, e o respectivo ágio. O edital da subconcessão está previsto para o final agosto.

A ideia, segundo o governo federal, é direcionar os recursos arrecadados com a concessão do trecho para investimentos que retroalimentem o setor, evitando que os recursos advindos da licitação se destinem ao Tesouro Nacional e sejam usados em outros setores.

A reunião está marcada para as 11 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de MPs

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 845/2018

Íntegra da proposta