Cidades e transportes

Proposta determina que Antaq regulamente o serviço de praticagem

09/03/2018 - 12:04  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
O Expressão Nacional debate sobre a Perspectivas para 2018; Deputado Júlio Lopes (PP-RJ)
Lopes: “A sistemática atualmente empregada no mercado de praticagem distancia-se das características do mercado de concorrência perfeita”

A Câmara analisa projeto que determina que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) regulamente o serviço de praticagem, incluindo fixação de preços e fiscalização do serviço (PL 8535/17). A proposta do deputado Julio Lopes (PP-RJ) estabelece ainda que Antaq seja consultada quando forem definidas normas de segurança para essa atividade.

A praticagem consiste em manobrar navios para que atraquem de forma segura nos portos, sejam marítimos ou fluviais. Existem no Brasil atualmente 22 zonas de praticagem e 523 práticos em atividade.

A praticagem é realizada no Brasil desde 1808 e atualmente é regulada pela Lei de Segurança do Transporte Aquaviário (9.357/97) e pelo Decreto 2596/12.

De acordo com Julio Lopes, a ideia da proposição é estabelecer a regulação desse serviço como competência da Antaq para definir critérios que garantam a qualidade e a coordenação efetiva. “Os práticos detêm o poder de mercado sobre os demandantes do serviço, o que confere autonomia para elevação de preços das manobras sem incorrer em perda de participação de mercado. Estruturas de mercado que compreendem essa peculiaridade, quando não reguladas pelo Estado acarretam resultados econômicos não eficientes ao interesse público”, afirmou Lopes.

Tramitação
O projeto tramita conclusivamente e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre