Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

09/01/2018 - 17h22

Projeto proíbe trânsito de motos nos corredores entre faixas

Antonio Augusto/Câmara dos Deputados
Heuler Cruvinel
Heuler Cruvinel: disputa de espaço entre as faixas compromete segurança nas vias

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8192/17, do deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO), que proíbe motociclistas de trafegar pelos corredores.

Hoje, trafegar entre os carros em faixas de rolamento paralelas é uma prática permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97).

O autor do texto alerta para “a constante violência que acompanha o uso do espaço entre os veículos, entre as faixas de trânsito, com espelhos retrovisores arrancados, chutes na porta e muitos sustos”.

Heuler Cruvinel acredita que a disputa do espaço entre as faixas pelos motociclistas retirou dos demais condutores e dos pedestres a segurança de circulação nas cidades.

O texto também estabelece que os motociclistas devem transitar pela faixa da direita sempre que não houver faixa própria a eles destinada, além de proibir a circulação sobre as calçadas das vias urbanas.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Gilmar | 18/01/2018 - 21h18
Eu acho q esse debutado não tem nenhuma ocupação onde ja se viu o motociclista ficar andando so na faixo d carros isso é muita incompetencia pos os motociclistas não são beneficiados em nada pois também pagamos impostos absurdos como seguro dpvat e outros pq não fazer uma faixa p motociclistas
Anderson Lopes | 18/01/2018 - 19h43
Não existe corredor. A folga entres as faixas é uma medida de segurança para circulação dos veículos e não uma brecha ou atalho para se tirar vantagens. Circular exclusivamente sobre as faixas é ignorar direção defensiva.
Eduardo | 16/01/2018 - 15h23
Em São Paulo gastaram milhões para construir ciclofaixas que ninguém usa. Na maioria das avenidas onde foram construídas, diminuíram a largura das faixas e consequentemente estreitaram o corredor das motos tornando muito mais perigoso. Em vez de propor a proibição deveria ser obrigatório por lei a construção de moto-faixas nas grandes avenidas e rodovias. Quem já andou na Radial Leste sabe que o corredor é apertado e perigoso. Infelizmente tudo que se faz no transito é pensando apenas em carros.