Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

09/01/2018 - 17h22

Projeto proíbe trânsito de motos nos corredores entre faixas

Antonio Augusto/Câmara dos Deputados
Heuler Cruvinel
Heuler Cruvinel: disputa de espaço entre as faixas compromete segurança nas vias

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8192/17, do deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO), que proíbe motociclistas de trafegar pelos corredores.

Hoje, trafegar entre os carros em faixas de rolamento paralelas é uma prática permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97).

O autor do texto alerta para “a constante violência que acompanha o uso do espaço entre os veículos, entre as faixas de trânsito, com espelhos retrovisores arrancados, chutes na porta e muitos sustos”.

Heuler Cruvinel acredita que a disputa do espaço entre as faixas pelos motociclistas retirou dos demais condutores e dos pedestres a segurança de circulação nas cidades.

O texto também estabelece que os motociclistas devem transitar pela faixa da direita sempre que não houver faixa própria a eles destinada, além de proibir a circulação sobre as calçadas das vias urbanas.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

marcelo | 20/04/2018 - 16h34
Sugiro que este deputado,ande de moto para entender melhor o que se passa nos corredores, em vez de querer que seja aprovado uma lei proibindo o uso. Sabemos que realmente, tem condutores que não respeitam as leis de transito, pois bem,só que muitos não podem pagar pelo erro de poucos, haja vista que também, muitos dos condutores de veiculo em vez de proteger o menor, omite tais situações de segurança, tais como dar seta pelos menos 7 segundos ,antes de entrar para direito ou esquerda, e isto é fato. Tinha que investir sim, é em vias para o uso de moto este seria um ótimo projeto
Marlene Baez | 18/04/2018 - 08h57
Sugiro proibir como corredor as laterais das vias. Esse é o verdadeiro problema: motos usam qualquer lado como corredor. E quando estão entre a calçada e o carro é que acontecem acidentes. Quando o carro vai girar descobre que havia uma moto que queria seguir reto na lado onde se supõe que seja para girar à esquerda ou direita. O Outro problema maior é que motos estão atrás e de repente estão de um lado e daqui a pouco de outro, ou seja fazem costura zig zag e não linha reta como um corredor. Não tem como um motorista acompanhar seu zig zag.
José Silva | 06/04/2018 - 10h50
O deputado se vale de exemplo pessoas que quebram retrovisores e discutem no trânsito e o medo dos motoristas para aprovar uma proibição. Além de ser a exceção como fundamento para uma regra, é a velha hipocrisia do ofendido, pois se tudo que "causa susto" ou discussão for proibido, serão proibidos desde facas de cozinha até o futebol. Se, portanto, certas pessoas estão descumprindo as regras de trânsito, que estas sejam punidas e não todas as demais.