Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

05/12/2017 - 15h47

Comissão aprova permissão para habilitação específica para veículo com câmbio automático

Leonardo Prado/Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Hugo Leal (PSB - RJ)
O relator, Hugo Leal, estendeu possibilidade a todos os veículos

A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que permite tirar carteira de habilitação específica para condução de veículos com câmbio automático. O texto (PL 7746/17) acrescenta dispositivos ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), prevendo multa em caso de infração.

O relator na comissão, deputado Hugo Leal (PSB-RJ), apresentou um substitutivo ao analisar a sugestão originalmente feita pela deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que tratava apenas da condução de motocicletas.

“Propomos estender essa possibilidade a todos os tipos de veículos. Afinal, além das motocicletas, motonetas e ciclomotores, a tecnologia do câmbio automático está presente também em automóveis, ônibus, micro-ônibus e caminhões”, disse Hugo Leal.

Conforme o substitutivo, haverá mudança nos exames de direção, e os candidatos poderão ser habilitados a dirigir apenas veículos com câmbio automático. Nesse caso, o condutor aprovado nessa categoria não poderá dirigir veículos com transmissão mecânica – se o fizer, cometerá infração gravíssima, sujeito a multa e retenção do veículo.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Guilherme | 03/09/2018 - 15h19
Muito bom, facilita para aqueles que querem dirigir somente automático, se vc quer dirigir somente a moto automática porque teria que aprender a pilotar a outra, seria uma ótima opção. E também, existem pessoas que tem dificuldades com as trocas de marchas e que já entram na auto escola somente para tirar habilitar. Já acontece em outros países como Inglaterra, Espanha, Austrália, Japão. Lembre-se, você que já tem sua carteira de motorista, NADA MUDA...
Robson goncalves cardoso | 01/09/2018 - 20h24
Boa noite, vendo esse tipo de lei para cnh, devo dizer que coisas mais importante como desenvolver a agricultura, melhorar a educação, a própria segurança pública a qual é um caos no território brasileiro, criar e votar projetos para melhorar os trabalhos dessas e outras categorias Os senhore (a)s para os quais são confiáveis os votoos, vcs vão tralhaar em desmembramento de categoria de cnh a câmbio automático e mecânico, olha não fosse hilario seria conico, mas nas ruas se ouve em uma só língua falta de respeito com o povo é total e em todos os sentidos,
PAULO HENRIQUE LOBO | 01/09/2018 - 15h19
Eita, Jeová! Onde é que essa nação vai parar com tanta burocracia?? Uma tecnologia que veio para dar segurança ao trânsito pela sua simplicidade ter restrição de uso por CNH! Uma forma de criar uma pena restritiva de direitos sem judicialização. Esses políticos me enojam!