Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

07/08/2017 - 15h36

Proposta cria habilitação específica para motos com câmbio automático

Vinícius Loures/Câmara dos Deputados
Seminário Internacional – Governança e Democracia: um caminho para o desenvolvimento. Dep. Mariana Carvalho (PSDB - RO)
Mariana Carvalho: livre escolha dos cidadãos

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7746/17, da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que permite tirar carteira de habilitação específica para condução de motocicletas com câmbio automático. O texto acrescenta dispositivo ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

A atual habilitação na “Categoria A” destina-se a “condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral”. A proposta estabelece duas subcategorias: A1, para motocicletas com transmissão de câmbio automática; e “A2, para todos os modelos de motocicletas independentemente do câmbio de transmissão.

Segundo a autora, a alteração da legislação se faz necessária devido ao princípio da livre escolha dos cidadãos, “que poderão optar por somente tirar a carteira de habilitação para conduzir motocicletas com transmissão de câmbio automático”. Mariana Carvalho lembra ainda que esses modelos são os preferidos por iniciantes e mulheres.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

jose correa | 10/12/2017 - 18h41
Que projeto mais ESTUPIDO.
Maria Vitória | 09/12/2017 - 00h50
"Preferido por iniciantes e mulheres" Além disso, somente mecânico ou automático? E depois disso o mecânico vai ser mais barato, não é? Por que desestimular o desenvolvimento da tecnologia? E ainda estou tentando entender se isso é só mais uma forma do governo obter dinheiro ou se é falta do que fazer. Simplesmente horrorizada.
Marcelo | 08/12/2017 - 22h27
Meu Deus .... Quanto retrocesso ... Minha senhora o país atravessa uma das maiores crises de sua história, país de família sem emprego, pessoas morrendo nos hospitais públicos por negligência do estado, pessoas inocentes sendo mortas vítimas de uma violência desenfreada e a Sra preocupada com CNH, coitado de quem depositou a confiança do voto na Sra. Por favor se preocupe com o que o nosso povo precisa, o básico. Saúde Educação Emprego Moradia Lamentável....