Cidades e transportes

Comissão vai discutir emissão de vapores de combustíveis por veículos

07/11/2017 - 08:24  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável debate, nesta tarde, as tecnologias de controle de emissões evaporativas veiculares e o projeto que torna obrigatória a instalação de filtro nas bombas de abastecimento dos postos de gasolina (Projeto de Lei 3327/15).

A emissão de vapor do combustível contido no tanque do carro ocorre quando o motorista abastece. Geralmente os veículos têm um dispositivo que controla essas emissões, no entanto, abastecer além do limite pode danificar esse sensor. Por isso, o PL 3327/15 também proíbe o preenchimento do tanque do carro após o acionamento automático da trava de segurança da bomba de abastecimento.

O deputado Carlos Gomes (PRB-RS), que propôs a realização do debate, afirmou que grandes avanços foram obtidos no aprimoramento das normas veiculares para o controle da poluição. No entanto, alertou que as soluções ainda não são suficientes. “Observa-se que as soluções apresentadas não são eficazes no controle das emissões evaporativas durante o reabastecimento nem atuam nas outras fontes de emissões veiculares”, disse.

Convidados
Foram os convidados para discutir o assunto:
- a coordenadora-geral de Fiscalização de Segurança e Saúde do Ministério do Trabalho, Viviane Forte;
- o coordenador-geral do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Gilberto Werneck de Capistrano Filho;
- o presidente da Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul (Afeevas), Stephan Heinz Blumrich;
- o diretor-técnico da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Henry Joseph Junior; e
- o consultor ambiental Gabriel Murgel Branco.

Participação popular
A audiência pública será realizada no plenário 8, a partir das 14 horas.

O debate será interativo. Os cidadãos podem participar enviando perguntas e comentários pelo portal e-Democracia, por meio do banner abaixo.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3327/2015

Íntegra da proposta