Cidades e transportes

Seminário avalia resultados de 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro

19/09/2017 - 07:47  

A Comissão de Viação e Transportes realiza nesta terça-feira (19) o seminário "20 anos do Código de Trânsito Brasileiro". O evento acontecerá a partir das 9 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

Apesar de a legislação brasileira ser considerada uma das mais modernas do mundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) avalia que o trânsito mata no País 47 mil pessoas por ano e deixa 400 mil com alguma sequela.
A OMS coloca o Brasil como o 4º no ranking de acidentes nas Américas, atrás da República Dominicana, Belize e Venezuela.

O deputado Hugo Leal (PSB-RJ), um dos autores do requerimento para a realização do evento, afirma que a edição do Código de Trânsito Brasileiro foi um avanço na legislação. No entanto, adianta que ainda é preciso consolidar sua implantação, "porque é surpreendente, 20 anos depois, ainda termos muitos pontos a serem consolidadas, especialmente no que refere às políticas públicas de aplicação do código aos estados e aos municípios”, ressalta o deputado, que defende também um critério mais rigoroso na aplicação das multas.

O Observatório Nacional de Segurança Viária afirma que os acidentes de trânsito custam ao País cerca R$ 56 bilhões, recursos com os quais poderiam ser construídos 28 mil escolas ou 1.800 hospitais. 

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.