Cidades e transportes

Integração Nacional aprova extensão de rodovia entre Amapá e Pará

12/09/2017 - 12:32  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a saúde das mulheres ribeirinhas vítimas de acidentes que causam o escalpelamento. Dep. Janete Capiberibe (PSB - AP)
Janate Capiberibe: proposta vai facilitar a circulação de pessoas e mercadorias, integrando melhor a região leste do Pará e o estado do Amapá

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou proposta que prolonga a rodovia BR-156 desde o município de Laranjal do Jari, no Amapá, até a cidade de Alenquer, no Pará, numa extensão de 382 km, com grande parte do traçado coincidente com o da atual rodovia estadual PA-254.

Atualmente a rodovia cobre apenas o estado do Amapá, desde a localidade de Cachoeira de Santo Antônio, no município de Laranjal do Jari, até a fronteira com a Guiana Francesa. Com as alterações propostas, a BR-156 passaria a ter um total de 1.294 km, desde Alenquer até a fronteira com a Guiana.

Relatora do Projeto de Lei 7252/17, a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) defendeu que a proposta vai facilitar a circulação de pessoas e mercadorias, integrando melhor a região leste do Pará e o estado do Amapá. “A ligação rodoviária entre Laranjal do Jari e Alenquer contribuirá, com certeza, para a dinamização econômica da região e a melhoria da qualidade de vida da população local”, disse.

O projeto foi apresentado pelos deputados Remídio Monai (PR-RR), Lúcio Vale (PR-PA), e Vinicius Gurgel (PR-AP). Eles argumentam que a região de influência da rodovia possui grande potencial para exploração econômica sustentável e para o turismo ecológico. “Além disso, os núcleos habitacionais existentes ao longo da rodovia seriam melhor integrados com o acesso rodoviário, o qual, juntamente com a hidrovia, possibilitará crescimento econômico e melhoria na qualidade de vida da população”, disseram na justificativa do projeto.

A proposta é um desdobramento do estudo “Arco Norte: Um Desafio Logístico”, publicado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados. Segundo o estudo, que teve a relatoria dos deputados Lúcio Vale e Remídio Monai, a nova logística de transportes vai aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior, mas para que isso aconteça é necessária uma série de investimentos para integrar rodovias, ferrovias, hidrovias e portos.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e Constituição e Justiça de de Cidadania.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Rachel Librelon

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