Cidades e transportes

Viação e Transportes e representação brasileira no Parlasul discutem as hidrovias do Mercosul

13/07/2017 - 08:21  

A Comissão de Viação e Transportes e a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) debate em seminário, nesta quinta-feira (13), as hidrovias do Mercosul.

O evento foi proposto pelo deputado Hugo Leal (PSB-RJ). “As hidrovias constituem-se em um dos melhores modais de transporte. O Brasil possui cerca de 25 mil quilômetros de vias navegáveis que podem ser utilizados para o transporte de cargas em todo o País, conforme estudo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgado em 2012”, ressalta o parlamentar.

Segundo ele, ainda em 2013, uma das metas do Ministério dos Transportes do Brasil era diversificar a matriz logística nacional. Conforme dados daquele Ministério, em 2011 o modal rodoviário absorvia 52% do transporte de cargas, o ferroviário 30%, o hidroviário 13% e o dutoviário e aeroviário foram responsáveis pelos restantes 5%.

Para 2025, a projeção era de que o rodoviário caia para 30% e o ferroviário e o hidroviário subam, respectivamente, para 35% e 29%. “Nesse contexto, destacam-se os milhares de quilômetros de hidrovias que podem ser utilizadas para uma maior integração de transportes no âmbito do Mercosul”, argumenta o deputado.

Confira a lista completa de convidados e participantes do seminário.

O seminário está marcado para começar às 9 horas, no plenário 11, e poderá ser acompanhado pelo WebCâmara.

Da Redação - NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.