Cidades e transportes

Programa de aviação regional é tema de debate em duas comissões

22/05/2017 - 18:05  

Infraero
Transporte - aviação - Aeroporto de Tefé - Amazonas
Aeroporto de Tabatinga, no Amazonas: programa previa redução de custos de viagens no interior do País 

As comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e de Viação e Transportes debatem em audiência conjunta na quinta-feira (25) o tema “O Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional.

É convidado o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella.

A audiência foi solicitada pelos deputados Zé Geraldo PT-PA, Janete Capiberibe (PSB-AP), Júlia Marinho (PSC-PA), Remídio Monai (PR- RR) e Marinha Raupp (PMDB-RO).

Na justificativa, os deputados argumentam que é objetivo do programa democratizar o acesso ao transporte aéreo e reduzir o custo das viagens no interior do País. O investimento era de R$ 7,3 bilhões para adequar e ampliar a 270 o número de aeroportos regionais disponíveis para voos regulares.

Voos noturnos 
Segundo o deputado Zé Geraldo, o debate visa compreender o andamento do subsídio às empresas aéreas, por parte do governo federal, para estimular a aviação regional, como subvenção que garantiria a elas 50% dos assentos, além de de voos regulares e condições melhores ao passageiro.

O deputado Remídio Monai afirma que os habitantes da região Norte são constantemente prejudicados com cancelamento de voos por parte das companhias aéreas, ao ponto de, não raras vezes, ficarem isolados dos grandes centros do País, tendo em vista o limitado número de voos que atendem aquela região.

“Além disso, as companhias estão optando por operar os voos durante a madrugada, o que torna incômodo e desconfortável o serviço aéreo na região, permanecendo inalteradas as tarifas e a demanda de passageiros, o que não justifica a alteração do horário”.

A audiência esta marcada para o plenário 15, às 10 horas. 

Da Redação/RN

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.