Cidades e transportes

Projeto prevê punição maior para vans e ônibus lotados

12/01/2017 - 16:28  

Ananda Borges / Câmara dos Deputados
Dep. Arthur Virgílio Bisneto (PSDB/AM)
Arthur Virgílio Bisneto: excesso de lotação coloca em risco passageiros

Tramita na Câmara dos Deputados proposta que torna gravíssima a infração de conduzir veículo de aluguel destinado ao transporte individual ou coletivo pago de passageiros com lotação excedente.

A medida está prevista no Projeto de Lei 3595/15, do deputado Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM). O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Atualmente, transitar com lotação excedente constitui infração média para qualquer veículo, sem distinção dos de aluguel. O projeto mantém a infração média para os veículos lotados particulares, com previsão ainda de multa e retenção para regularização.

Quando o veículo for de aluguel, destinado ao transporte individual ou coletivo de passageiros, a multa será multiplicada por cinco vezes, também com previsão de retenção para regularização.

Segurança 

Arthur Virgílio Bisneto argumenta que o excesso na lotação coloca em risco a segurança dos passageiros. Em sua avaliação, as regras hoje estabelecidas para o transporte individual e coletivo de passageiros não são suficientes para coibir a infração.

“São registrados milhares de acidentes envolvendo ônibus, micro-ônibus e vans, que produzem quase duas mil mortes por ano e quase o mesmo número de inválidos permanentes, na grande maioria passageiros em idade economicamente ativa”, observa.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3595/2015

Íntegra da proposta