Cidades e transportes

Viação e Transportes aprova redução do valor da taxa de fiscalização de ônibus

05/05/2017 - 13:42  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Altineu Côrtes (PMDB - RJ)
Côrtes: o valor atualmente fixado demonstra completa falta de correspondência entre o tributo exigido e o custo da atividade estatal de fiscalização

A Comissão de Viação e Transportes aprovou a redução do valor da taxa de fiscalização de ônibus de R$ 1.800 para R$200. A taxa é anual e deve ser paga pela prestadora do serviço de transporte por cada ônibus registrado. A arrecadação do tributo é revertida a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A medida está prevista no Projeto de Lei 4864/16, do deputado Diego Andrade (PSD-MG), que recebeu parecer pela aprovação do relator, deputado Altineu Côrtes (PMDB-RJ). Côrtes concordou que o valor atualmente fixado é “irreal”.

“Ele demonstra completa falta de correspondência entre o tributo exigido e o custo da atividade estatal de fiscalização”, disse o relator. “Assim, é absolutamente oportuna a iniciativa de reduzir o valor para um montante capaz de ser suportado não apenas pelas empresas de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, mas principalmente pelos transportadores autônomos, parcela economicamente mais fraca dentro desse ramo de atividade”, afirmou ainda.

O projeto altera a Lei de Reestruturação dos Transportes Aquaviário e Terrestre (Lei 10.233/01).

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta