Cidades e transportes

Publicação apresenta alternativas para melhorar logística no norte do País

A ideia é assegurar a competitividade nos mercados externos

13/03/2017 - 12:41  

O estudo "Arco Norte: Um desafio Logístico", lançado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos e a Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, analisa o sistema de transportes, em seus vários modos, responsáveis pelo escoamento de cargas e insumos com a utilização dos portos ao norte do Brasil, desde Porto Velho, em Rondônia, passando pelos estados do Amazonas, Amapá e Pará, até o sistema portuário de São Luís, no Maranhão.

Para o deputado Remídio Monai (PR-RR), um dos relatores do estudo, a publicação ajuda a identificar dificuldades que a região enfrenta para melhorar o comércio exterior e as áreas que carecem de investimentos em estrutura.

A partir do estudo, segundo ele o parlamentar, a Câmara dos Deputados pode propor projetos de lei com soluções para sanar o impasse.

Prioridades
A publicação lista os investimentos que devem ter prioridade para viabilizar o transporte na região Norte, entre eles, a dragagem e a sinalização da hidrovia do rio Madeira, e a conclusão da pavimentação da BR-163/PA.

Outro problema identificado pelo estudo foi necessidade de prolongamento da BR 210, conhecida como Perimetral Norte. A rodovia federal foi projetada para atender aos estados do Norte, mas, até hoje, somente alguns trechos foram implantados.

"Ela dará a ligação sonhada de Roraima com o Pará, com o Amapá e com o restante do País. Roraima, hoje, é um estado que está vizinho ao Pará e ao Amapá e não tem uma identificação terrestre."

A publicação "Arco Norte: Um desafio Logístico" está disponível na Biblioteca Digital da Câmara.

O texto pode ser usado pelo Governo federal como base para criação de projetos que melhorem a infraestrutura na região.

Reportagem - Igor Caíque
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.