Cidades e transportes

Ônibus escolar poderá parar fora de estacionamento para pegar e deixar aluno

14/07/2016 - 16:45  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Daniel Coelho (PSDB-PE)
Daniel Coelho: transporte escolar enfrenta grande dificuldade para embarque e desembarque dos alunos

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5446/16, do deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), que garante aos ônibus escolares a possibilidade de parar na rua, seja para pegar passageiros, ou em frente à escola, para deixar os alunos, sem precisar estacionar o veículo.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (9.503/97) estabelece livre parada e estacionamento para veículos prestadores de serviços de utilidade pública durante o atendimento em via. A regra vale para carros de empresa de saneamento básico ou de rede elétrica, por exemplo.

Segundo Coelho, os serviços de transporte escolar têm sido mais demandado especialmente nas grandes e médias cidades, onde as condições de trânsito dificultam o trajeto para pais e responsáveis até as escolas. “Tais condições impõem ao transporte escolar grande dificuldade para embarque ou desembarque de alunos”, disse. O deputado afirmou que a livre parada garantirá mais proteção em relação aos alunos.

Punições
A proposta também aumenta a infração de quem conduzir ônibus escolar sem autorização ou fizer transporte remunerado de pessoas ou bens, sem licença, o chamado transporte pirata.

No primeiro caso, a infração deixa de ser grave, e perda de 5 pontos de 20 possíveis por ano na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para gravíssima – perda de 7 pontos. E no segundo, sobe de média (4 pontos) para gravíssima. Nas duas infrações, a multa é aumentada em cinco vezes e o motorista tem suspenso o direito de dirigir, e o veículo é recolhido e apreendido.

“As punições hoje vigentes para o chamado transporte pirata não guardam a devida proporção com a gravidade dessas condutas”, afirmou Coelho.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5446/2016

Íntegra da proposta