Cidades e transportes

Renda com propaganda em transporte poderá ser usada para reduzir tarifa

20/07/2016 - 15:44  

Pedro França/Agência Senado
Deputados  A - C - Alfredo Nascimento
Alfredo Nascimento: "Já que as empresas não têm custo com essa publicidade, nada mais justo que esses recursos sejam usados para reduzir preço das passagens"

Projeto de lei (PL 3314/15) em tramitação na Câmara determina que as empresas de transporte coletivo utilizem a renda obtida com a exploração de espaços publicitários nos veículos, pontos de parada e terminais para reduzir o preço das passagens.

A proposta determina que os valores obtidos nos transportes rodoviário, ferroviário, metroviário e aquaviário de passageiros sejam apropriados pelas empresas como receita operacional não fixa, a ser considerada na determinação do valor das tarifas cobradas dos usuários.

O autor do projeto, deputado Alfredo Nascimento (PR-AM), lembra que todo o custo dessas propagandas (papel, materiais, equipamentos, colocação, manutenção e inserção, entre outros) é pago pelas empresas que desejam fazer os anúncios.

“Não há custo para as companhias de transporte coletivo. Nada mais justo que estes recursos sejam revertidos na redução do valor das tarifas cobradas dos usuários, uma vez que eles são os mais expostos a este tipo de mídia e ficam o tempo todo submetidos a esta poluição visual e sonora”, argumenta o parlamentar.

De acordo com o projeto, o controle e a fiscalização dos procedimentos para o cálculo da tarifa, tendo em vista a redução prevista no projeto, serão definidas em lei da entidade política a que o serviço de transporte estiver subordinado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação - AP

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3314/2015

Íntegra da proposta