Cidades e transportes

Projeto em análise na Câmara cria o Dia Nacional do Ciclista

18/08/2016 - 13:07  

A Câmara dos Deputados analisa proposta que institui o Dia Nacional do Ciclista, a ser comemorado anualmente no dia 19 de agosto. A iniciativa está prevista no Projeto de Lei 5988/16 e conta com a assinatura de 26 deputados.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Lançamento da publicação
Lúcio Vale explica que a data lembra o atropelamento de um ciclista por um motorista bêbado em Brasília

O deputado Lúcio Vale (PR-PA), que é o primeiro a assinar o projeto, explica que no dia 25 de junho a ONG Rodas da Paz realizou assembleia geral na qual foi aprovada a oficialização do dia 19 de agosto como Dia Nacional do Ciclista.

Acidente
Em 2006, nessa data, o biólogo Pedro Davison, de 25 anos, foi atropelado e morto por um motorista bêbado em uma das avenidas mais importantes de Brasília, o eixão sul. O acidente ocorreu em um domingo, quando o trânsito na avenida fica interrompido para carros.

“Após essa irreparável perda, o dia 19 de agosto passou a ter grande apelo popular nacional como uma data a ser celebrada por todos os ciclistas do País”, destaca o deputado Lúcio Vale.

Segundo o autor, a adesão à data impressiona pela diversidade de apoiadores, entre os quais: deputados federais, prefeituras e governos, ministérios públicos estaduais, empresas, estrelas de televisão, grandes esportistas brasileiros, dentre outros que demonstram solidariedade para com todos os ciclistas das mais diversas formas, em especial pelas redes sociais.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Dooederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5988/2016

Íntegra da proposta