Cidades e transportes

Projeto permite a motorista apresentar carteira de habilitação em formato digital

01/07/2016 - 16:59  

Projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados (PL 2006/15) permite a motoristas apresentar documentos de porte obrigatório, como carteira de habilitação e documento do veículo, em formato digital, desde que comprovados por certificação válida.

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. tenente Lucio (PSB-MG)
Tenente Lúcio: documentos deverão ter certificação digital

O texto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), é de autoria do deputado Tenente Lúcio (PSB-MG) e prevê que a medida deverá ser regulamentada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Ao exigir que os documentos sejam comprovados por certificação digital, Tenente Lúcio afirma que é fundamental adotar mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. “Com a certificação, é possível utilizar a internet como meio de comunicação alternativo para a disponibilização de diversos serviços com uma maior agilidade, facilidade de acesso e significativa redução de custos”, aponta.

“A faculdade do condutor de portar os seus documentos de forma virtual, segura e prática traduz o verdadeiro espírito do projeto”, resume o autor.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2006/2015

Íntegra da proposta