Cidades e transportes

Deputados discutem reserva de vagões para mulheres e crianças em trem e metrô

05/07/2016 - 10:00  

A destinação de espaços preferenciais para mulheres e crianças em trens e metrôs será discutida hoje em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Transporte - metrô - vagão rosa exclusivo para mulheres feminino
Projeto de Rose de Freitas garante vagões exsclusivos entre 6 e 9 horas, 12 e 14 horas e 17 e 20 horas

A obrigatoriedade de as concessionárias reservarem vagões apenas para mulheres e crianças nos horários de pico foi sugerida pela então deputada e atual senadora Rose de Freitas (Projeto de Lei 6758/06) e está em análise na Comissão de Desenvolvimento Urbano.

A reserva de vagões é polêmica: foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família e rejeitada pela Comissão de Viação e Transportes.

O debate foi proposto pelo relator do projeto, deputado José Rocha (PR-BA) e ouvirá a senadora Rose de Freitas; o superintendente da ANP Trilhos, Roberta Marchesi; e a representante nacional do Movimento Mulheres em Luta, Camila Lisboa.

Foram convidadas para discutir o assunto com a comissão a senadora Rose de Freitas; a representante da  Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Rosana Chiavassa; a coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares do DF e Entorno, Leila Regina Lopes Rebouças; e a representante do Movimento Mulheres em Luta, Marcela Azevedo.

A audiência será realizada no plenário 16 a partir das 14h30.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre