Cidades e transportes

Projeto aumenta exigências para pilotar embarcações de esporte e recreio

Deputado afirma que a legislação vigente não acentua a importância da formação dos armadores

22/06/2016 - 15:15  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4490/16, do deputado Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), que altera a Lei de Segurança no Tráfego Aquaviário (Lei 9.537/97), para diminuir os acidentes de navegação causados por imperícia, negligência ou imprudência.

A proposta aumenta as exigências para aqueles que pretendam se qualificar a operar embarcações de esporte e recreio, à semelhança do que ocorre para a habilitação de veículos terrestres. “A atual legislação prevê também prazos de suspensão e de cassação da habilitação pouco extensos, assim como valores de multa bem abaixo do que seria necessário”, afirma o deputado.

O projeto obriga os candidatos à habilitação de embarcações a ter, no mínimo, dezoito anos; apresentar atestado médico que comprove aptidão física e mental; ter o mínimo de doze horas de embarque, acompanhado de pessoal qualificado; e submeter-se a prova teórica e prática. O texto também determina que o Poder Executivo definirá anualmente o valor das multas, que podem variar entre duzentos e vinte mil reais.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Clara Sasse
Edição – Carol Linden

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4490/2016

Íntegra da proposta