Cidades e transportes

Comissão aprova proposta que exige sistema de segurança em túneis viários

20/06/2016 - 14:40  

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou na quarta-feira (8) proposta que torna obrigatória a instalação de sistemas de segurança e de proteção contra incêndio em túneis viários, conforme as normas dos Corpos de Bombeiros Militares estaduais e do Distrito Federal. O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei 7290/14, do deputado Ademir Camilo (Pros-MG).

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Hildo Rocha
Rocha: projeto busca garantir mais segurança a quem usa ou trabalha em túneis rodoviários, metroviários e ferroviários

O relator, deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), defendeu a aprovação da proposta na forma do substitutivo adotado anteriormente pela Comissão de Viação e Transportes. “O parecer citado está muito bem embasado e contém as necessárias explanações sobre a proposição em análise, o que justifica plenamente a adoção do substitutivo proposto”, disse Rocha.

O substitutivo da Comissão de Viação optou por transferir a competência de editar as normas sobre equipamentos de incêndio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), prevista no texto original, para o Corpo de Bombeiros.

Autor do substitutivo, o deputado licenciado Adail Carneiro (PHS-CE), argumentou que a mudança se justifica porque cabe aos bombeiros prevenir e extinguir incêndios, bem como realizar pesquisas sobre modelos de segurança mais eficientes.

Ainda segundo o texto aprovado, a instalação e o funcionamento dos equipamentos de segurança deverão ser atestados por profissionais com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7290/2014

Íntegra da proposta