Cidades e transportes

Comissão sobre Motores a Diesel adia votação do parecer para próxima quarta

11/05/2016 - 13:07  

A Comissão Especial sobre Motores a Diesel para Veículos Leves (PL 1013/11) adiou, nesta quarta-feira (11), a votação do parecer do relator, deputado Evandro Roman (PSD-PR). Foi pedida vista conjunta à matéria, e a votação ficou para a próxima quarta-feira (18).

O substitutivo do relator libera a fabricação e comercialização de veículos automotores leves movidos a óleo diesel, de uso rodoviário, em todo o território nacional. Atualmente, no Brasil, o motor a diesel só pode equipar veículos mais pesados, como picapes, vans, ônibus e caminhões.

O relator afirma que houve melhoria na qualidade do diesel de produção nacional nos últimos 30 anos e, por isso, não se justifica mais a proibição de veículos leves movidos com esse combustível no País.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara rejeitou o projeto em novembro de 2014. Na ocasião, o deputado Sarney Filho (PV-MA) apresentou parecer contra a medida, com o argumento de que o diesel ainda é de sete a oito vezes mais poluente do que a gasolina.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1013/2011

Íntegra da proposta