Cidades e transportes

Comissão que analisa alterações ao Código de Trânsito debate ciclovias nesta terça

29/03/2016 - 10:15  

A Comissão Especial que analisa alterações ao Código de Trânsito (PL 8085/14 e apensados) realiza audiência pública nesta terça-feira (29) para debater as ciclovias e ciclofaixas.

A reunião será realizada atendendo a requerimento do deputado Valadares Filho (PSB-SE). Ele destaca a importância do uso das bicicletas para a mobilidade urbana. “Se comparada com as demais modalidades de transporte urbano, a bicicleta apresenta como características favoráveis baixo custo de aquisição e manutenção, realização de viagens porta a porta, eficiência energética e baixa perturbação ambiental e flexibilidade e rapidez para viagens curtas”, destacou o parlamentar.

Valadares Filho citou ainda dados do Ministério das Cidades que apontam que, nas cidades médias e grandes brasileiras, com raras exceções, o uso do transporte cicloviário está bem abaixo de seu potencial. “Para que essa prática seja aplicada ao cotidiano e seja adotada pela população, faz-se necessário oferecer infraestrutura adequada e que esteja integrado aos demais modais de transporte para que o sistema cicloviário tenha efetividade”, complementou.

Foram convidados para o debate:
- a diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide de Faria;
- o diretor Presidente da Associação Brasileira da Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Bicicletas, Peças e Acessórios, Tarciano de Souza Araújo;
- a presidente da Mobicidade Salvador, representando a União de Ciclistas do Brasil (UCB), Erica Teles Oliveira e Silva;
- e o diretor de Relações Externas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (Abnt), Carlos Santos Amorim Junior.

A reunião está marcada para 15h30, no plenário 12.

Da Redação - MT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8085/2014

Íntegra da proposta