Cidades e transportes

Projeto obriga companhias aéreas a manter dois membros da tripulação na cabine do piloto

05/02/2016 - 11:27  

Arquivo/Zeca Ribeiro
Takayama
Takayama acredita que medida simples pode evitar tragédias

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2191/15, do deputado Takayama (PSC-PR), que obriga as companhias aéreas que atuam no território nacional a manter dois membros da tripulação na cabine de comando durante toda a duração do voo.

Para Takayama, o piloto não deve permanecer sozinho na cabine “tanto pela possibilidade de problemas de saúde quanto para evitar e coibir que pilotos possam adotar medidas que prejudiquem e levem ao abatimento proposital da aeronave”.

O deputado lembrou o desastre do Airbus A320 da companhia Germanwings, no qual, segundo as investigações, o copiloto teria trancado a porta da cabine, impedindo o retorno do piloto, acionado o mecanismo de descida e jogado o avião deliberadamente, matando as 150 pessoas a bordo.

Segundo o parlamentar, a medida não onerará as empresas aéreas, pois a “companhia” ao piloto e copiloto poderá ser feita por qualquer membro da tripulação.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2191/2015

Íntegra da proposta