Cidades e transportes

Comissão de Desenvolvimento Urbano aprova transporte de bicicleta em ônibus

04/12/2015 - 17:42  

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Leopoldo Meyer
Leopoldo Meyer: proposta incentiva a troca do carro particular pelo transporte público e pelo não motorizado

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (2), proposta que permite às empresas de transporte coletivo instalar suportes para bicicleta em seus ônibus.

Conforme o Projeto de Lei 1488/15, do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), os suportes poderão ser instalados na parte traseira ou dianteira dos ônibus, que passariam a ser chamados de “bike bus”.

O relator na comissão, deputado Leopoldo Meyer (PSB-PR), recomendou a aprovação da matéria. Ele considerou que a proposta incentiva a troca do carro particular pelo transporte público e pelo não motorizado.

“O projeto contribui para difundir o conceito de mobilidade urbana sustentável, estimulando os meios não motorizados de transporte e inserindo-os no desenho urbano, com o propósito de aumentar a qualidade de vida em nossas cidades”, ressaltou Meyer.

Abrangência
Pelo texto, os editais expedidos depois que a medida entrar em vigor deverão especificar as linhas que serão atendidas pelo Bike Bus, desde que respeitadas as normas de trânsito.

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para estabelecer que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) discipline a implantação dos suportes.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1488/2015

Íntegra da proposta