Cidades e transportes

Expansão da aviação pode triplicar passageiros em 20 anos, diz ministro

12/03/2015 - 11:17  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Ministro Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha
Eliseu Padilha ressaltou que o transporte aéreo do Brasil teve 112 milhões de passageiros em 2014.

A aviação civil brasileira passa por um momento de expansão único na economia brasileira, o que faz do País um dos players mundiais desse mercado. A afirmação foi feita há pouco pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, que participa neste momento de uma comissão geral no Plenário da Câmara dos Deputados.

Assista ao vivo

“Nenhum setor [da economia] tem o crescimento garantido que temos na aviação civil. Tudo aconteceu com muita velocidade. Temos, literalmente, que andar a jato”, afirmou Padilha.

Segundo ele, no ano passado, o transporte aéreo brasileiro teve 112 milhões de passageiros. A projeção da secretaria é que esse número triplique até 2035. “Se triplicarmos, estamos falando que em 2035 teremos 336 milhões de passageiros. Serão 236 milhões de viagens”, disse.

Segundo o ministro, os números crescentes são resultado, principalmente, da redução do preço da passagem aérea, que caiu 48% entre 2004 e 2014. A diminuição levou ao que chamou de “democratização do transporte aéreo”.

A comissão geral com o ministro prossegue no Plenário da Casa.

A população pode enviar perguntas e fazer comentários sobre as discussões pelo Disque-Câmara (0800 619 619) ou em sala de bate-papo do portal e-Democracia.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.