Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto
Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Transporte e Trânsito > Projeto reduz número exigido de aulas de direção à noite para habilitação
  • Compartilhar no Google+
19/12/2014 - 08h41

Projeto reduz número exigido de aulas de direção à noite para habilitação

Arquivo/ Leonardo Prado
Washington Reis
Reis reclama que os locais destinados a aulas de direção têm pouca sinalização e segurança
O Projeto de Lei 7699/14, do deputado Washington Reis (PMDB-RJ), quer limitar a apenas uma a quantidade de aulas de direção à noite para quem quer tirar a primeira carteira de motorista.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) exige aulas no período noturno, mas remeteu a Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a competência para fixar a carga horária mínima. Em junho, uma resolução passou a exigir para 25 horas de aulas práticas de direção, sendo 5 horas à noite.

Para Washington Reis, a exigência de diversas aulas no período no noturno tem apresentado reflexos negativos para a segurança dos candidatos à habilitação. “Não raro, esses candidatos e seus instrutores têm sido vítimas da violência urbana”, afirma o parlamentar. Além disso, Reis ressalta que os acidentes nas rodovias, na grande maioria, são causados por motoristas profissionais e no período diurno.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 8085/14, do Senado, que trata de assunto semelhante. As duas propostas, que tramitam em caráter conclusivo, serão analisados pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Juliana | 23/12/2014 - 11h17
SOU A FAVOR DO PROJETO! Eu não apoio em ter aula noturna. Ter aula noturna ou não, não previne os acidentes.. e as pessoas bebadas? aonde ficam? Bebem, e na maioria das vezes, não dá nada á eles.
Alessandra | 23/12/2014 - 11h11
Caro Afonso, os acidentes de transito ocorrem em qulquer periodo do dia ou a noite, ninguém se tornará um motorista consciente e prudente por treinar no período noturno, devemos nos atentar ao uso das bebidas alcoólicas e uso de drogas depois das festas, não se pode restringir um local de treino com tantos alunos.
afonso | 22/12/2014 - 08h41
Não se pode impedir a melhor formação do condutor por conta das falhas na segurança pública. Se instrutores e alunos sofrem assaltos, que se determine o itinerário a ser cumprido e ajuste com a polícia local sua presença ostensiva. Formar melhores condutores é essencial para a redução de acidentes, com mortes e sequelas sociais indeléveis.
  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal