Cidades e transportes

Comissão que analisa melhorias na aviação regional elege presidente e relator

08/10/2014 - 12:40  

A comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 652/14 elegeu, nesta quarta-feira, o deputado Assis Carvalho (PT-PI), como presidente, e a senadora Ana Amélia (PP-RS), como vice-presidente. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) foi designado relator e o deputado Geraldo Simões (PT-BA), relator revisor da proposta.

As escolhas foram feitas por acordos entre lideranças.

A MP 652 cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (Pdar) para subsidiar operações de empresas aéreas em aeroportos com até um milhão de passageiros por ano. Pelo texto, a subvenção atuará diretamente sobre as passagens aéreas em voos com origem ou destino em aeroportos regionais. O objetivo é aumentar o acesso da população brasileira ao transporte aéreo e o número de municípios e rotas atendidos.

A senadora adiantou que a comissão realizará audiências públicas com vistas a aperfeiçoar o texto. Além do barateamento das passagens, Ana Amélia reconheceu a importância de melhorar a estrutura dos aeroportos a fim de desenvolver a aviação regional. “É preciso ter a garantia de que o usuário tenha não só um preço menor, mas também a segurança necessária para usar o serviço.”

Por outro lado, ela afirmou que um “país continental” como o Brasil precisa de uma ação no sentido proposto pela MP. “No meu estado, o Rio Grande do Sul, a distância entre a capital e o município mais longe é de 800 quilômetros. Ou seja, a aviação regional é fundamental e importante também para as cidades de fronteira”, avaliou.

Editada no fim de julho pelo governo federal, a MP 652 teve sua vigência estendida até 24 de novembro.

Saiba mais sobre a tramitação de MPs.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 652/2014

Íntegra da proposta