Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

24/07/2014 - 10h49

Proposta proíbe pesagem de ônibus em ruas

Autor do projeto explica que a intenção é impedir problemas de fluidez no trânsito.

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6580/13, do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que limita a pesagem de ônibus aos terminais de ônibus ou outros locais admitidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida proíbe a aferição de peso em ruas abertas à circulação.

Atualmente o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) restringe o trânsito de veículos com peso superior ao definido pelo Contran, mas não restringe os locais de pesagem. A legislação fixa 25,5 toneladas como limite para ônibus convencional e 43 toneladas para ônibus biarticulado.

De acordo com Gurgacz, a medida busca acabar com os incômodos e atrasos quando o procedimento é executado em veículos com passageiros embarcados. Segundo o parlamentar, a proposta garante a pesagem exigida pela legislação sem prejuízo dos passageiros de ônibus e do trânsito em geral. "A pesagem periódica dos veículos deve ser conciliada com o direito dos usuários a não terem que suportar mais uma causa para o impedimento da fluidez no trânsito”, afirmou.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'