Cidades e transportes

Câmara rejeita uso obrigatório de transporte coletivo por alunos do ensino básico

06/06/2014 - 11:35  

TV CÂMARA
Dep. Geraldo Simões (PT-BA)
Simões: não se admite eleger um modo único de transporte, como única alternativa.

A Comissão de Viação e Transportes rejeitou na última quarta-feira (4) projeto que obriga todos os alunos do ensino fundamental e médio a utilizar transporte escolar coletivo (PL 2628/11). Pelo texto, do ex-deputado Jilmar Tatto, o serviço poderia ser particular ou público. Como tem caráter conclusivo e foi rejeitada na única comissão de análise quanto ao mérito, a proposta será arquivada, a menos que haja recurso de pelo menos 53 deputados para sua votação em plenário.

Na opinião do relator, deputado Geraldo Simões (PT-BA), “não se pode comprometer a multiplicidade de escolha, ainda mais por meio de lei”. Conforme argumenta, deve caber ao indivíduo decidir qual a melhor forma de realizar um deslocamento – a pé, de carro ou de transporte coletivo, por exemplo. “Se há opções de transporte público, melhor ainda, o que não se admite é eleger um modo de transporte e alçando-o à condição de única alternativa”, acrescenta.

Em defesa da proposta, o autor ressalta que os pais, ao levarem os filhos à escola, causam congestionamento, que acarretam “inúmeros problemas” como estresse e acidentes. “Com o serviço de transporte escolar sendo utilizado por todos, esses inconvenientes seriam eliminados e ganharíamos em qualidade de vida e ambiental, e reduzíamos de forma significativa a poluição do ar”, afirma Tatto.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2628/2011

Íntegra da proposta