Cidades e transportes

Viação aprova perdão de multa por avanço de sinal aplicada na madrugada

09/05/2014 - 17:38  

Arquivo/ Alexandra Martins
Milton Monti
Para o deputado Milton Monti, a segurança do cidadão vem em primeiro lugar.

A Comissão de Viação e Transporte aprovou na quarta-feira (7) proposta (PL 5935/13) que perdoa as multas por avanço de sinal aplicadas por fiscalização eletrônica no período compreendido entre 23h e 5h. Na opinião do relator, deputado Milton Monti (PR-SP), “a medida é razoável, tendo em vista que constitucionalmente a segurança do cidadão representa uma questão de ordem pública para o Estado”.

O autor da proposta, deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), utiliza o mesmo argumento. Para ele, o projeto pode evitar o que considera risco de vida para o cidadão – parar em sinal vermelho nesse horário, nas ruas das grandes cidades. “Só loucos, estando com a sua família no carro, respeitarão o sinal vermelho em locais escuros”, sustenta.

Também para o relator, a medida poderia “ensejar um ambiente seguro para o cidadão que quer escapar com vida das armadilhas, ao parar no sinal vermelho nas grandes cidades”.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, foi encaminhada para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Janary Júnior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5935/2013

Íntegra da proposta