Cidades e transportes

Transportes aprova isenção de pedágio para morador do município da cobrança

09/05/2014 - 15:02  

Leonardo Prado
Jaime Martins
Jaime Martins: pedágio é entrave para atividades pessoais e empresariais.

A Comissão de Viação e Transportes aprovou na quarta-feira (7) proposta que isenta do pagamento de pedágio o condutor que more ou trabalhe no mesmo município onde ocorre a cobrança da tarifa. Pelo Projeto de Lei 2858/11, do deputado Bohn Gass (PT-RS), os contratos de concessão poderão ser revisados para garantir a adaptação da empresa concessionária à isenção, com a preservação do seu equilíbrio econômico e financeiro.

De acordo com o relator, deputado Jaime Martins (PSD-MG), a cobrança de pedágio do tráfego municipal “representa entrave importante para o desenvolvimento de atividades pessoais e empresariais no local afetado”.

O relator optou por rejeitar o PL 4169/12, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), de mesmo teor e apensado ao PL 2858/11. Martins ressaltou que a proposta de Paulo Pimenta altera a Lei 9.277/96, que autoriza a União a delegar a administração de portos e rodovias a estados e municípios, enquanto a de Bohn Gass altera a Lei de Concessões (8.987/95). Para o relator, esta medida é mais apropriada “em vista de se pretender que a gratuidade tenha lugar não apenas nas rodovias delegadas”, mas em todas as estradas federais.

Tramitação
A proposta segue para análise conclusiva das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2858/2011

Íntegra da proposta