Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Transporte e Trânsito > Proposta exige escapamento superior para ônibus e caminhões
20/03/2014 - 10h12

Proposta exige escapamento superior para ônibus e caminhões

Gabriela Korossy
Dep. Onix Lorenzoni
Lorenzoni lembra que os veículos a diesel são responsáveis por parcela considerável da poluição nos principais centros urbanos.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6101/13, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que torna obrigatória a instalação de escapamento na parte superior traseira de ônibus, micro-ônibus e caminhões em circulação no território nacional.

De acordo com a proposta, os veículos em circulação terão um ano para se adequar às novas regras. Novos ônibus e caminhões já deverão sair com o equipamento de fábrica, que deverá ter isolamento térmico para evitar lesões.

O objetivo é reduzir a aspiração de monóxido de carbono por pedestres e motoristas. “O uso do escapamento vertical superior é menos agressivo à saúde humana, pois facilita a dispersão dos gases”, explica Lorenzoni.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) irá regular o uso do escapamento e as multas para fabricantes, importadores, montadores que não cumprirem a medida.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Daniel | 25/03/2014 - 18h25
Infelizmente trat-se de mais uma proposta sem embasamento técnico que visa somente um ganho eleitoral e de imagem. Com a aplicação do Proconve P7, a qualidade dos gases emitidos pelo sistema diesel de escape não pode ser mais classificados como agentes poluidores. Concordo com a Maciel que coloca prioridade na retirada de veículos velhos, pois estes sim, são agentes que impactam muito na qualidade do ar de nossas cidades.
Maciel | 25/03/2014 - 09h32
Acho um besteira colocar escapamento superior em ônibus rodoviários, com as novas tecnologias que se tem o Proconve P7, reduz muito o CO2, em vez de aprovar essa lei ai, façam uma que retire todos os veiculos velhos rodando nas rodovias Brasileiras, caminhões e Ônibus que não tem mais condições de rodagem, e também carros.
Moizés | 22/03/2014 - 20h53
O que ajudaria de fato na melhoria do ar que respiramos é o incentivo fiscal e a desoneração dos catalizadores (filtro de gazes que reduz a zero a emissão de CO2 e outros gazes liberados na queima do combustível), e tornar obrigatório o seu uso por meio de lei que regulamente esta obrigatoriedade, primordialmente para empresas de transporte coletivo e de cargas, pois tais empresas trabalham com veículos Diesel que liberam uma quantidade exorbitante de CO2 e enxofre na atmosfera. Essa medida reduziria drasticamente os atendimentos por doenças respiratória no SUS.
  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal