Cidades e transportes

Motoristas que não respeitarem conversão obrigatória poderão levar multa

06/12/2013 - 18:21  

Arquivo/Luis Macedo
Marcelo Almeida
Marcelo Almeida também defende a melhoria da sinalização.

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5225/13, do deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), que estabelece infração média e multa para motoristas que deixarem de realizar a manobra obrigatória à esquerda ou à direita, de acordo com a sinalização e quando estiverem na faixa exclusiva destinada à conversão.

A proposta prevê ação multa de R$ 85,13 e inclusão de quatro pontos na Carteira de Habilitação para quem cometer essa infração.

O texto acrescenta artigo no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Infração
Pela legislação em vigor, a não realização da manobra prevista na placa não é tipificada como infração de trânsito. Muitos motoristas utilizam as faixas destinadas à conversão à direita ou à esquerda para ultrapassar veículos que formam filas em faixas para seguir em frente. Como a manobra contraria a sinalização de trânsito (horizontal e vertical), Almeida defende a criação da nova infração.

O deputado também argumenta que a sinalização horizontal, com a faixa branca contínua acompanhando a conversão desejada, deve ser acompanhada pelas placas de “Proibido Mudar de Faixa de Trânsito” (à esquerda ou à direita) para melhor orientar os motoristas e especificar a infração.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e Cidadania.

Da Redação – MO
Colaboração – Caroline Pompeu

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5225/2013

Íntegra da proposta