Cidades e transportes

Proposta torna obrigatória perícia de veículos apreendidos sem dono conhecido

O autor do projeto argumenta que milhares de automóveis apreendidos pela polícia ficam em pátios de delegacia, mas muitos poderiam ser facilmente identificados e devolvidos aos donos.

06/12/2013 - 08:43  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5459/13, do ex-deputado Major Fábio, que torna obrigatória a perícia em até 30 dias, a partir da apreensão, de veículos apreendidos sem dono conhecido.

Pela proposta, os órgãos de segurança pública deverão informar os dados da perícia ao órgão de trânsito para incluir a informação sobre a recuperação do veículo no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O texto define que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deve regular a informação sobre registro de furto ou roubo no Renavam e comunicar da recuperação ao proprietário. A proposta incluiu essa competência no Código de Trânsito Brasileiro (CTB, Lei 9.503/97). Pelo CTB, o Contran deve, entre outras atribuições, estabelecer normas para o código e a Política Nacional de Trânsito.

Segundo o parlamentar, milhares de automóveis apreendidos pela polícia ficam em pátios de delegacia e muitos deles podem ser facilmente identificáveis e serem devolvidos aos donos. “A solução para a devolução do veículo ao seu dono passa pelo cruzamento de informações de perícias dos órgãos de segurança e os dados do Renavam”, afirmou Major Fábio.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5459/2013

Íntegra da proposta