Cidades e transportes

Motor de avião poderá ser movido a biocombustível

Projeto em análise na Câmara tem o objetivo de reduzir custos da aviação agrícola.

18/07/2013 - 12:56  

Arquivo/ Saulo Cruz
Sandra Rosado
Sandra Rosado quer beneficiar aviação agrícola com redução de custos.

A Câmara analisa proposta que permite a conversão de motores de aviões para uso de biocombustíveis, como etanol. De acordo com o texto, os aviões com motores convertidos não poderão ser exportados ou operados fora do Brasil.

O Projeto de Lei 5109/13, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), determina que os motores sejam convertidos em oficinas credenciadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que também fará a homologação dos equipamentos. A agência já homologa aviões, motores, hélices e outros produtos aeronáuticos, de acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica (7.565/86).

Segundo Rosado, a alta dos preços do petróleo tem inviabilizado as operações de aeronaves agrícolas, usadas para pulverizar agrotóxicos e fertilizantes. “A proposta reduz os custos operacionais da aviação agrícola e a emissão de gases de efeito estufa”, disse a parlamentar.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5109/2013

Íntegra da proposta