Cidades e transportes

Desenvolvimento Econômico rejeita teste de impacto para veículos

10/06/2013 - 16:57  

Beto Oliveira
Valdivino de Oliveira
Oliveira:  legislação referente à segurança dos veículos compete ao Denatran e ao Contran.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou, na quarta-feira (5), o projeto (PL 2976/11), que exige a realização de teste de impacto (crash test) para a comercialização de veículos no Brasil. O relator, deputado Valdivino de Oliveira (PSDB-GO), argumenta que esse tipo de teste já exigido no País desde 1973 por resolução (463), do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Oliveira ressalta ainda que a legislação referente à segurança dos veículos compete ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ao Contran. Já as normas e requisitos técnicos são de Competência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), acrescenta.

Conforme a proposta, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), a capacidade de resistência ou modo de enfrentamento de colisões seria medida por índices adotados internacionalmente para cada categoria de veículo.

Tramitação
Em caráter conclusivo, o projeto segue para análise das comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2976/2011

Íntegra da proposta