Cidades e transportes

Parlamentares e especialistas pedem expansão de ferrovias no País

23/11/2011 - 14:55  

Representantes do setor ferroviário, especialistas no tema e lideranças políticas pediram nesta terça-feira (22), em seminário na Câmara, a ampliação das ferrovias brasileiras, a revisão das concessões ferroviárias e o fortalecimento do papel do Estado como responsável pela manutenção e gerenciamento do transporte ferroviário. As avaliações sobre o setor fazem parte da Carta de Brasília, aprovada no final do seminário nacional Desenvolvimento e Ferrovias, promovido pela Frente Parlamentar das Ferrovias do Congresso Nacional.

No seminário, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que o governo tem atuado para expandir o modal ferroviário, “que por décadas foi esquecido pelo poder público”. “Hoje o governo federal tem clareza dos desafios e prioridades”, afirmou.

Segundo o ministro, além da previsão de novos investimentos, o governo tem ampliado a atuação da estatal Valec na política de expansão da malha ferroviária.

Para o presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado Pedro Uczai (PT-SC), é preciso definir a prioridade principal do País para o setor. Para o deputado, essa prioridade deveria ser a ferrovia Norte-Sul, cujo traçado vai do Maranhão ao Rio Grande do Sul.

Segundo Pedro Uczai, também é necessário discutir o modelo ideal de desenvolvimento do setor. “Precisamos avançar neste debate, que é estratégico para o futuro do país. Qual é o modelo que queremos?”, questionou

O deputado ressaltou que o transporte ferroviário é mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável.

Participações
O seminário também contou com a participação do presidente da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo; do presidente da Valec, José Eduardo Saboia; do presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça; do procurador da República Osmar Veronese; do secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato; do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate; além de oito secretários estaduais de Transportes, representantes de sindicatos dos ferroviários, deputados federais, senadores e coordenadores das frentes parlamentares nos estados.

O seminário nacional encerrou uma série de eventos regionais promovidos pela Frente Parlamentar das Ferrovias.

Da Redação/PT
Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Pedro Uczai

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre