Cidades e transportes

Padilha pede rapidez na votação de projeto contra motoristas embriagados

16/11/2011 - 13:31  

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu nesta quarta-feira ao presidente da Câmara, Marco Maia, a criação de uma comissão especial para analisar projeto de lei aprovado no Senado que criminaliza o ato de dirigir sob efeito de qualquer nível de concentração de álcool ou outra substância psicoativa no sangue.

Segundo Padilha, o Brasil vive uma epidemia de acidentes de carro e de moto. “O ano de 2010 foi o primeiro em que foram ultrapassas 145 mil internações, só no Sistema Único de Saúde (SUS), de vítimas de acidentes de carro e de moto; e foi ultrapassado pela primeira vez o número de 40 mil óbitos", ressaltou Padilha. De acordo com o ministro, os estados e municípios que intensificaram a fiscalização da Lei Seca foram os que conseguiram reduzir o número de acidentes e de mortes.

Marco Maia explicou que, se o projeto couber a mais de três comissões permanentes, uma comissão especial terá de ser criada para analisá-lo.  “A matéria é relevante, pois pode ajudar no combate aos acidentes e à violência no trânsito. Portanto, uma comissão especial pode ser o espaço mais adequado para a sua discussão", observou Maia.

Padilha agradeceu a Marco Maia pela aprovação do projeto de lei que torna a Declaração de Nascidos Vivos o primeiro documento do recém-nascido. O documento servirá para o controle do SUS sobre o número de nascidos e embasará o fornecimento do cartão SUS, além de facilitar o registro civil.

(*) Matéria atualizada às 15h50.

Reportagem – Verônica Lima /Rádio Câmara
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.