Cidades e transportes

Bicicletas poderão vir com manual sobre trânsito e primeiros socorros

24/06/2011 - 17:43  

Jorge Serejo
Dep. Mauro Mariani
Mariani afirma que maioria dos ciclistas desconhece o Código de Trânsito.

A Câmara analisa proposta que obriga os fabricantes e importadores de bicicletas a fornecer aos compradores um manual com normas de circulação e infrações contidas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97), além de informações sobre direção defensiva e primeiros socorros. A medida está prevista no Projeto de Lei 1493/11, do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC).

Hoje, quem compra qualquer veículo automotor ou ciclomotor (com até 50 cilindradas e velocidade máxima de 50 km/h) já recebe essas informações. Segundo Mariani, a extensão desse benefício aos compradores de bicicletas deverá garantir mais segurança aos ciclistas.

“A maioria dos ciclistas certamente mal conhece o Código de Trânsito Brasileiro e as suas normas de educação e segurança de trânsito. Não surpreende que eles sofram tantos acidentes”, disse.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Viação e Transportes; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1493/2011

Íntegra da proposta